Artigo de revista

Pilates como prevenção e tratamento da incontinência urinária.

Segundo autores como Craig, Collen (2004) e Silva et al (2005) o método Pilates proporciona muitos benefícios para a prevenção e tratamento da incontinência urinária (IU), pois em quase todos os exercícios do método a estimulação dos músculos do assoalho pélvico são envolvidas, o que resulta melhora no ajuste postural e na posição da pelve.
Através dos exercícios do método Pilates é possível trabalhar algus princípios básicos do tratamento de IU, tais como, o equilíbrio entre a lordose lombar, os músculos transverso do abdome, multífidos, diafragma e a pelve.

Essa matéria foi publicada na Revista Pilates e está disponível no link abaixo.

Insuficiência urinária - Revista Pilates

Idosa recupera  movimentos do lado direito do corpo após três AVCs praticando Pilates

Quem vê a dona de casa Donor Azaro D’Lippi, de 76 anos, praticando Pilates, método de controle e fortalecimento muscular, não imagina a importância da técnica na vida dela. Depois de sofrer três acidentes vasculares em três anos consecutivos (1989, 1990 e 1991), ela começou a realizar Pilates diariamente, o que contribuiu na recuperação dos movimentos do lado direito do corpo.

Essa matéria foi publicada no site da globo e você pode ter acesso a matéria completa clicando no link abaixo.

Recuperação dos movimentos do corpo após AVCs através do Pilates - Site da Globo
Benefícios do Pilates para a qualidade de vida do idoso.

A estrutura, potência e força muscular diminui com o passar dos anos e com o avanço da idade, fazendo que uma pessoa de 70 ou 80 anos tenha apenas 50% da potência muscular e uma capacidade de movimento que tinha quando tinha 30 anos (GÉIS, 2003).
Com a realização da prática do Método Pilates durante as semanas e meses de forma regular, o aluno estabelecerá fortalecimento gradual dos músculos e articulações, evitando futuras lesões e o reabilitando para que consiga executar os movimentos e suas tarefas cotidianas (PANELLI & De MARCO, 2006).

Essa matéria completa você encontra no site da Revista Pilates. O link está disponível abaixo.

Pilates na qualidade de vida do idoso.



O método que alia concentração, força, flexibilidade e equilíbrio ainda é visto, por alguns, como forma de reabilitação de lesões ou até exercício somente para quem é bailarino. Ledo engano. É uma das atividades mais democráticas, pois consegue agregar diferentes públicos, com diferentes objetivos.

Essa matéria foi publicada no site da globo e está disponível no link abaixo.

Pilates - força, flexibilidade e harmonia corporal